terça-feira, 28 de junho de 2011

Ladrão do tempo


Não existe tempo pior empregado, nem mesmo o ócio vazio, do que aquele que disperdiçamos por conta dos egoístas que, espertamente, creem que a natureza divina que dá ordem ao Universo, seja a mesma força invisível que, infrutiferamente, tenta dar ordem ao caos que eles impõem ao ambiente que compartilham socialmente.
Eu tô cansada dessa gente esquisita, bagunceira e aflita que, sem tempo para nada, rouba, descarada e impunemente, o tempo que eu, organizada e conscientemente, conquistei às custas de muita disciplina. Abri mão da novela, do cabelo alisado, da comida feita em casa... tudo isso para ter um momento de lazer na varanda do apê.
Olhar a lua e as estrelas, fumar um cigarro (mesmo que isso não seja lá um hábito muito saudável). O certo é que eu tirei daqui e pus ali, para que, ao final do dia, poucas horas me sobrassem para acender um incenso, tomar um drink e escrever algumas linhas que, pouco a pouco, vão tomando a forma de um livro. Mas o egoísmo coletivo e o individualismo de algumas pessoas arranca, dia-a-dia, um pouco mais do tempo que já não tenho tempo de ter. Dividir tarefas? Isso já se faz, mas não creio que seja uma divisão justa, pois eu arrumo e o outro bagunça. Viram só?
E quanta paciência me falta para ouvir o discurso ofendido do ladrão quando se vê pego em flagrante. Reclama e sofre com tanta profundidade da alma, que o pobrezinho até crê serem verdadeiras as palavras vazias com que declama sua indignação. Ainda bem que não está no Congresso, pois seria mais um a roubar e depois discursar com o coração cheio de mágoa. Que diferença faz se rouba tempo, chocolate ou dinheiro público? Se ainda tivesse espírito de Robin Hood e dedicasse o tempo que me rouba aos pobres!
Enfim, eu tô cansada dessa gente mimada, porca e relaxada, que faz da minha casa, que tanto amo, um chiqueiro moderno, tecnológico até. Esse povo não sabe que juntar papel é antiecológico? Eu tô cansada de estar cansada, então, a nova lei é esta: “Quer ser respeitado? Vai ter que respeitar também! Usou, não guardou e não é meu; não tô nem aí, vai pro lixo, valeu?”


texto escrito, provavelmente, em 2009.

Um comentário:

Cristiane Lira disse...

Há poucos dias encontrei essas linhas rabiscadas em um papel e calculo que tenham sido escritas em 2009. Curioso é que eu achei que isso já não fazia mais parte da minha vida, no entanto, desagradavel e inesperadamente, deparei-me, hoje, com o Ladrão do tempo novamente, que fez mais um ataque surpresa. Ninguém merece!