quarta-feira, 13 de julho de 2011

Por que eu, por que isso, por que agora? Guia de percepção consciente.

Resenha do livro:

A autora americana Robin Norwood ficou mundialmente conhecida como psicoterapeuta especializada em dependência emocional após escrever, na década de 80, o livro Mulheres que amam demais, "bíblia" orientadora do grupo de apoio de mesmo nome, cuja sigla no Brasil é MADA, e que utiliza o mesmo formato dos Alcoólicos Anônimos.

O que poucos sabem sobre ela é que alguns anos depois desse estrondoso sucesso, ela mesma percebeu que ainda não estava "curada" e que suas ações começavam a contradizer seu discurso de mulher autossuficiente que havia superado o vício de relacionamentos fracassados e que sabia o porquê do problema de cada paciente que ia ao seu consultório.

Não suportando a pressão de ter que representar 24 horas por dia o personagem que ela mesmo criara e no qual acreditara por longo tempo, Norwood sucumbiu a uma crise nervosa, retirando-se do convívio social por anos, buscando um significado para tudo que havia feito até então.

Por que eu, por que isso, por que agora? é o resultado dessa busca, onde a autora começa a encontrar as respostas para suas questões no mundo espiritual. Não desmerecendo todo o seu trabaalho anterior, Norwood apenas o torna mais "humano" à medida que o espiritualiza. Agora, adepta à crença de que o homem possui uma alma imortal e da reencarnação como ferramenta de evolução do ser, ela busca o significado do sofrimento não apenas nos acontecimentos traumáticos e dolorosos da infância, mas na necessidade do aprendizado através dessas vivências que, muito provavelmente, foram originadas em vidas passadas.

Para quem leu seu primeiro livro e não crê que o homem possua um espírito eterno, Por que eu, por que isso, por que agora? pode fazer parecer que a autora simplesmente "surtou", uma vez que ela leva todo o empirismo de seu trabalho, aplicado em anos de experiência profissional, para as terapias alternativas como quiromancia, tarô, astrologia, regressão e outros, ainda vistos com desconfiança pela ciência acadêmica e pela sociedade.

No entanto, para quem é adepto de alguma crença espiritual, mesmo que não concorde com todas as técnicas utilizadas por Norwood, este livro tem um papel importante para aqueles que estejam passando por algum momento de dificuldade que envolva dor e sofrimento. Apesar de não trazer nenhum conceito diferente do que já existe na literatura espírita (ou espiritualista) de base, onde é até mais explorado, Por que eu, por que isso, por que agora? tem a vantagem de reunir o mesmo tema em uma única publicação, ampliando sua abordagem além do Espiritismo ortodoxo (erroneamente chamado de Kardecismo), crescente no Brasil e que, ao meu ver, descaracteriza o movimento que preza pelo conhecimento, amor cristão e caridade acima de qualquer radicalismo conceitual.

Mas, como este texto se propõe a ser uma resenha da publicação e não uma discussão moral sobre os rumos do Espiritismo no Brasil, transcrevo abaixo o sumário do livro e recomendo-o apenas a quem já está familiarizado com os conceitos espiritualistas, caso contrário, o leitor poderá estender um olhar de desconfiança e até mesmo sarcástico sobre uma obra que foi escrita com amor, fé e crença numa Força Superior, num Deus amoroso... sentimentos que não devem ser desmerecidos apenas porque divergem daquilo que o leitor acredita.

SUMÁRIO
Agradecimentos, 7
Apresentação, 13

1. Por que isso está acontecendo comigo?, 23
2. O que o meu corpo está procurando me dizer?, 40
3. Será que existe um quadro maior que eu não estou vendo?, 51
4. Qual é a finalidade da dor?, 74
5. Por que os meus relacionamentos são tão difíceis?, 95
6. Como fui acabar tendo estes pais?, 117
7. Para onde estou indo e quando chegarei lá, 135
8. Como posso ajudar na minha cura e na dos outros?, 158

Posfácio, 181
Leitura recomendada, 185

Norwood, Robin. Por que eu, por que isso, por que agora? guia de percepção consciente. São Paulo: Siciliano, 1995. 186 p.

Antes que alguém me peça, informo que este livro não está disponível para empréstimo, pois não empresto livros fora de catálogo. No entanto, é possível encontrá-lo nos sebos da Estante Virtual. No momento (consulta feita às 21h de 13/07/2011), há oito ofertas com preços entre R$10,50 e R$38,00.

Comprei meu exemplar há dois meses por R$16,00 (valor do livro + frete).

Um comentário:

Cristiane Lira disse...

Diferente dos meus textos anteriores que são criações literárias, resolvi escrever esta resenha do livro "Por que eu, por que isso, por que agora? Guia de percepção consciente", da psicoterapeuta americana Robin Norwood.
O que te aflige no momento? Qual é a sua dor? Quem ou o que você perdeu? Leia a resenha e descubra se esta publicação pode te ajudar.
Espero que gostem!