segunda-feira, 11 de julho de 2011

Só por hoje

Há tempos vejo esta frase: “Só por hoje”.
Ela aparece em nicknames, assinaturas, pensamentos etc. e sempre me perguntei qual seria o seu significado. Até que, há três meses, eu descobri. Na verdade, eu descobri seu significado genérico, mas não de que forma deveria aplicá-la em minha vida.

A questão é que, até ontem, eu ainda não a tinha dentro de mim. Não estava internalizada. Passei o dia no limbo, vagando pelas partes vazias da minha alma que, apesar de não serem muitas, existem o suficiente para causarem incômodo.

Quando a noite já se despedia, dando vez à madrugada fria, eu me deitei e pensei: só por hoje eu gostaria de não pensar nisso, só por hoje eu queria focar exclusivamente em mim.

Foi aí que a ficha caiu. Eu havia encontrado o meu “Só por hoje”! E pensei em um monte deles. Eu tenho muitos vícios mas, um em particular, não só me incomoda, como incomoda outros, além de me colocar em situações não muito confortáveis.

Eu sou uma dependente. Eu sou viciada em pessoas.

Não falo do vício de relacionamentos apenas, não, eu sou viciada em seres humanos. Alguns podem achar isso uma atitude altruísta, mas não é. Como todo vício, ele é danoso, porque ultrapassa todos os limites da razão.

Vícios causam dor e sofrimento. A diferença entre o “vício em pessoas” e os demais é que ele atinge, tanto o viciado, quanto o objeto do vício. Por isso, eu decidi que preciso vasculhar cada espacinho vazio em mim ou que esteja sendo ocupado indevidamente e fazer uma faxina.

No entanto, como “pacotes” costumam ser mais vantajosos do que compras avulsas, ou, pelo menos, mais práticos, resolvi incluir todos os vícios.

Então,
Só por hoje eu não vou fumar,
Só por hoje eu não vou tomar um drink para relaxar, ao invés disso, vou meditar.
Só por hoje eu não vou comer fritura,
Só por hoje eu vou pensar antes de falar, passar e-mail, torpedo ou qualquer outra forma de comunicação que possa me expor ao meu vício.

O meu “Só por hoje” não significa que não amarei mais as pessoas, pelo contrário, significa que eu as amo muito, eu as amo o suficiente para me afastar delas quando necessário. O meu “Só por hoje” quer dizer também que eu me amo! Me amo o suficiente para querer me curar.


Mas hoje ainda é Segunda-feira...
É o meu primeiro “Só por hoje”...

2 comentários:

Cristiane Lira disse...

Qual o significado de "Só por hoje" para você? Você é viciado em quê? Eu descobri o meu...

Cristiane Lira disse...

Bem, o dia acabou... estou indo dormir e "Só por hoje" eu consegui!!!!